Oficinas
Corpo-Vetor
Laboratório de investigação das poéticas do “corpo-vetor” a partir de pesquisas prático-teóricas em performance intermídia e visualização de imagens e sons utilizando sistemas hardwares-softwares de captura de movimento e volumetria. O laboratório visa potencializar ferramentas utilizadas para apropriação e novos usos em solo-performance e dança-performance. O uso das tecnologias pessoais digitais cotidianas como celulares, notebooks, câmeras fotográficas digitais, tablets e outras tecnologias de interesse dos participantes aliadas a softwares e hardwares de vetorização corporal compõem o léxico do movimento e a anatomia da presença cênica.
Ministrantes
Carolina Berger é pós-doutoranda do CAC (ECA/USP) e pesquisadora no Laboratório de Poéticas em Performance Intermídia – Digital Self | MediaLab
Paulo Costa é doutorando do CTR (ECA/USP) com pesquisa em Processos de Visualização na Realidade Expandida.
Participantes selecionados: Gabriela Slovac, Lívia Mara Botazzo França, Fernando Fogliano, Miguel Alonso, Aline Gabrielle Renner, Sofia Veiga Mariani, Carolina Peres, Bruno Lopes Saisi, Fernanda Carolina Armando Duarte, Cristiane Duarte Siebra Simões, Beatriz Garcia Murakami, Ana Elisa Carramaschi, Danilo Crispim, Hosana Celeste Oliveira (2ª opção)
Materiais necessários: câmeras fotográficas digitais, notebooks, smartphones, tablets e outros equipamentos pessoais de produção de imagem digital.
Game Jam United: Game Jam & Unity 3-D
Este curso tem como objetivo apresentar uma visão geral do processo de desenvolvimento de jogos digitais, com ênfase na especificação da estrutura, regras e interações que constituem o jogo e suas aplicações aliadas a utilização de realidade aumentada. Dentro do escopo do curso também está incluído uma apresentação de estudo de tópicos de programação, modelagem e renderização visando fornecer ao aprendiz vivência do processo de projeto de um jogo digital.
Ministrante
Gilles Pedroza Leite graduou-se em Tecnologia das Mídias Digitais (2014) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e obteve título de mestre em Tecnologia da Inteligência e do Design Digital pela mesma instituição (2017).
Participantes selecionados: Bruna Mayer, Claudio Yutaka, Daniel Boanerges Rodrigues, Judivan José Lopes, Beta Garcia, Loren Bergantini, Rodrigo Dorta Marques, Tiago Rubini, Marcus Bastos, Cássia Helena José Barbosa, Rosangella Leote, Júlia Blumenschein, Rodrigo Georgetti Vieira, Silvia Laurentiz, Denise Trevizo
Materiais necessários: computador com os programas Unity3D e Vuforia instalados
Vida urbana, memória acústica e meios locativos
A noção de memória acústica, discutida por Augoyard e Torge, incita a uma discussão sobre os modos de vivenciar e se relacionar com o som na cidade contemporânea. Nesta oficina os participantes esboçam coletivamente o design de um aplicativo para o smartphone que explora a memória acústica como mediadora entre a atividade afetiva do cidadão e as estruturas urbanas. Serão incorporadas técnicas de referenciação por satélite e se introduzirá aos participantes o design de aplicativos para smartphone a partir do programa Pure Data.
Ministrante
Julián Jaramillo Arango (PhD) atua no campo da criação musical e audiovisual com meios eletrônicos, com foco na música experimental e comunicação multimodal na Internet.
Participantes selecionados: José Dario Vargas Parra, Hosana Celeste Oliveira, Flavia Marie Hayashi Vivanco, Sergio José Venancio Júnior, Luis Quesada, Roberta Carvalho, Clayton Policarpo Vicente, Gabriela Slovac (2ª opção), Bruna Mayer (2ª opção), Fernando Fogliano (2ª opção), Daniel Boanerges Rodrigues (2ª opção), Miguel Alonso (2ª opção), Aline Gabrielle Renner (2ª opção), Sofia Veiga Mariani (2ª opção)
Materiais necessários: os participantes devem necessariamente levar um smartphone, de preferencia aquele que usam regularmente. É desejável, se possível, que os participantes levem um computador pessoal.