Grupo de Pesquisa Realidades

R Scuti v2 (2023)

Título:
R Scuti v2 – da série “Quando as Estrelas Tocam”

Organizadores:
Grupo Realidades – Coordenadores: Profª Drª Silvia Laurentiz.

Membros autores:

Bruna Mayer
Carolina de Castro
Dario Vargas
Felipe Mamone
Loren Bergantini
Luca Ribeiro
Miguel Alonso
Nathalia Oliveira
Vinicius Hiroshi
Sergio Venancio
Silvia Laurentiz
Rodrigo G. Vieira (astrônomo colaborador)


Descrição geral do Projeto:

Essa é a segunda versão do trabalho R Scuti, cuja primeira iteração data de 2019 (link no texto R Scuti). A obra faz parte da série: “Quando as estrelas tocam” é uma instalação que utiliza a cimática como forma de visualizar dados astronômicos por meio do som. A curva de luz (variação do brilho ao longo do tempo) da estrela R Scuti, disponível na base de dados da AAVSO (American Association of Variable Star Observers – https://www.aavso.org/), é utilizada para gerar frequências sonoras. Os sons são reproduzidos por um alto falante em uma estrutura que contém água, criando padrões visuais a partir desta vibração. Uma lâmpada reflete no teto da sala as ondas produzidas na água.

R Scuti, localizada na constelação de Scutum, é uma estrela supergigante amarela que apresenta variabilidade em seu brilho devido a pulsações estelares. A AAVSO disponibiliza mais de 110.000 observações desta estrela, obtidas ao longo de mais de um século. A memória da variação luminosa da estrela é transposta em sons com duração exata do número de dias que a instalação ficará exposta. Cria-se um ciclo de dados: a memória do toque luminoso da estrela nos telescópios é transformada em dados numéricos, códigos computacionais os traduzem em frequências sonoras que tocam na água, e a fonte luminosa reflete a superfície aquosa, retornando padrões visuais para o céu.

Nesta segunda versão, realizamos mudanças estéticas e estruturais, visando melhorar a resistência, dado que o trabalho precisa suportar um “terremoto contínuo” de vibrações incessantes. O design da peça também foi alterado para facilitar o transporte, sendo desmontável com mais eficiência.

Categoria:
Instalação

Ficha técnica:

  • Objeto em MDF;
  • Lanterna em LED;
  • cabo extensor USB;
  • amplificador com cartão SD contendo os arquivos de áudio utilizados;
  • alto-falante;
  • recipiente em poliestireno com um espelho interno, para abrigar a água e proporcionar o efeito de reflexão no teto;
  • adesivo impresso com os gráficos de variação da estrela observada;